10 dicas para atrair mais clientes para seu hotel através das Mídias Socias
É muito provável que você nunca tenha precisado se preocupar tanto com as Mídias Sociais para gerar reservas para seu hotel, certo? No entanto, a cada dia que passa, torna-se mais e mais necessário dar atenção – e destaque – para a internet.
Sabe aquele dia que você está no Facebook só rolando a tela, sem muitas opções do que fazer, e do nada aparece na sua tela uma promoção imperdível de um hotel com fotos lindas, super bem localizado que te dá vontade de viajar no mesmo dia? E aí você acessa a página, gosta de tudo que vê, gosta dos preços e pronto, decide sua próxima viagem. Ou então você resolve pensar mais um pouco na ideia e começa a perceber que aquele hotel não para de te “perseguir”? Pronto, você já foi fisgado pelo marketing. E não, nada foi por acaso! Tudo foi estrategicamente pensado para você receber e, caso não efetuasse a sua reserva, para que você ficasse recebendo aquele anúncio por algum tempo.
Ninguém está nas mídias sociais para buscar empresas e serviços. As pessoas usam redes sociais para entretenimento. No entanto, é muito possível, através delas, gerar muito retorno para seu hotel! Algumas são dicas fáceis que você mesmo pode fazer para aumentar o engajamento e, consequentemente, a visibilidade da sua empresa. Quer saber que dicas são essas? Confira abaixo!
1 – Página conceituada e bonita
Primeiro de tudo você precisa de uma página conceituada. Se a sua vitrine está desorganizada e feia, os hóspedes podem pensar que vão encontrar isso também nas suas dependências. Crie uma foto de capa bacana (se você não souber criar, use uma foto bem legal do seu hotel, de um quarto, da área de lazer ou mesmo da vista). Para o seu perfil, use a sua logo! Mas nada de fotos sem qualidade. Invista numa boa foto e deixe sua primeira impressão ser de tirar o fôlego!
2 – Chamada para ação – use o botão “Call-to-action” no cabeçalho da sua página
As páginas do Facebook têm um botão para chamada de ação logo abaixo da foto de capa! Você pode habilitá-lo e fazer testes com as ações disponíveis para ver qual te dará mais resultado. Dentre as opções você pode convidar seu cliente para fazer uma reserva, entrar em contato através de mensagens, ligar etc.
3 – Fotos que inspirem desejo
Poste fotos na sua página! Nada mais desanimador do que querer conhecer mais algum lugar e não encontrar nada ou encontrar fotos que não dizem absolutamente nada. Foto de café da manhã é legal? Sim, desde que você tenha outras fotos também! Foto de café da manhã serve mais como postagem para atrair seu cliente do que para apresentar seu hotel. Se você não tem foto nenhuma mostrando o seu hotel e seu concorrente tem ele com certeza sai na frente na hora de receber uma ligação para mais informações!
4 – Vídeos, muitos vídeos!
Os vídeos hoje tem muito mais entrega do que fotos. Faça vídeos! Você não precisa de grandes produções (se puder fazer melhor ainda). Você pode, com seu celular mesmo, fazer vídeos dos bastidores, com sua equipe arrumando a mesa do café da manhã… Pode fazer um tour pelo hotel… Pegar um nascer ou pôr do sol de dar água na boca… Fazer vídeos da sua área de lazer…. Pense sempre: o que o meu hóspede gostaria de ver do meu hotel? Transforme isso em vídeos e poste! (O mesmo para as imagens)
5 – Legendas que chamem atenção
Quando for postar, pense bem na chamada que vai fazer para chamar atenção do seu futuro cliente. Saiba criar um conteúdo que inspire e atraia! Pense sempre que é um conjunto. Você vai postar uma foto e precisa criar um contexto para ela através da legenda! Nada fica isolado!
6 – Faça perguntas e interaja!
Você pode, por exemplo, postar uma foto bacana do seu hotel e na legenda usar: “Quem você levaria para esse paraíso?” Deixe que seus clientes interajam com sua página. Insista em perguntas que façam seu cliente marcar amigos. Mas não seja chato! Não faça só isso! Crie conteúdos realmente bons. Quanto mais pessoas curtindo e comentando na sua página, maior vai ser o alcance dela!
7 – Peça avaliações para seus clientes
Seu cliente foi ao seu hotel e amou? Peça para ele fazer uma avaliação no Facebook! As avaliações contam muito quando as pessoas estão na dúvida se o hotel é realmente bom. Mas nada de depoimentos fakes! Isso pode te queimar em vez de te impulsionar.
8 – Ofereça algum bônus para o cliente que fizer check-in no seu hotel (um mimo no quarto, um presente do hotel etc)
Sabe quando um amigo está em algum lugar legal e você quer saber onde ele está, mas ele não postou a localização? Pois é! Incentive seus clientes a fazerem check-in! Para isso, ofereça um brinde do hotel ou algum benefício extra que só quem fizer vai receber! Além de agradar seu cliente você ainda vai conseguir uma publicidade.
9 – Marque sua localização nas postagens
Da mesma forma que você vai pedir que seu cliente marque o local onde ele está, você também deve fazer quando fizer suas postagens. Insira a sua localização! Marque seu hotel, sua cidade etc. Exemplo: está acontecendo um festival na sua cidade? Faça um post e marque a cidade em vez de marcar seu hotel. Assim as pessoas vão saber de cara onde você está localizado e vão saber que você é uma opção para ficarem hospedados.
10 – Faça anúncios!
Hoje a entrega orgânica no Face e no Instagram são bem baixas. Para você atingir as pessoas com os posts citados no início desse texto (quando você está sem fazer nada e recebe um anúncio de um hotel, por exemplo) você precisa fazer anúncio, não tem outra forma! Crie o seu público-alvo, defina qual será o objetivo da campanha e crie anúncios. Não esqueça de inserir um botão de chamada para a ação (você pode mandar o cliente ligar para o seu hotel, por exemplo, para finalizar a reserva). Anúncio é a forma mais eficaz e rápida de alcançar o seu público. Diferente do que pensam, não é necessário um orçamento grande para isso. Com 50,00 você já alcança bons resultados! E você ainda pode segmentar o impulsionamento por cidade, idade, gênero, interesses, idioma etc.
Essas são dicas simples que você mesmo pode colocar em prática no dia a dia e com certeza vai colher bons resultados.
Gostou das dicas? Ficou ainda alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que teremos o enorme prazer de te ajudar!